COMO SE PREPARAR PARA O IELTS DURANTE O COVID-19

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Diante do cenário atual de COVID-19, quarentena, reclusão social e tudo que essa conjuntura vem acarretando no mundo, todos nós fomos obrigados a mudar como vivemos, trabalhamos, estudamos e conduzimos nosso dia-a-dia. 

Para muitos, isso significou interromper planos de imigração e estudos no exterior, ter provas do IELTS canceladas e pensar num plano B de imediato, pois os exames foram suspensos em muitos países do mundo e ainda não retornaram. Como aqui no Brasil, por exemplo, onde ainda não há previsão de retorno. 

Não se desencoraje! Aproveite esse tempo para mergulhar na sua preparação e aumentar as chances de turbinar seu resultado! Como?

  • Familiarize-se mais com o formato do teste. Não basta conhecer o formato do teste de maneira geral. Quanto mais você o conhecer, melhor suas chances de sucesso. Procure memorizar todos os tipos de questões do Listening e Reading, para que na hora que você bater o olho na questão, já saiba exatamente o que ela pede, como fazê-la, e, principalmente, que abordagem e estratégias utilizar. 
  • Procure exames anteriores e faça um arquivo de testes. É fácil achar modelos de testes anteriores online, em livros ou até em grupos de IELTS nas redes sociais. Baixe o máximo de exames que você puder ou salve sites que tenha modelos da prova, e faça um grande arquivo. Assim, você já terá compilado tudo que precisar quando for para a parte prática dos seus estudos, ou seja, fazer simulados. 
  • Exponha-se a uma variedade de assuntos.  Cansou de fazer simulados e estudar pro exame? Use o resto do tempo para se expor ao inglês de maneira geral, pois o IELTS é, acima de tudo, uma prova de competência linguística, que abrange uma diversidade de tópicos completamente imprevisíveis. Leia artigos em sites de notícias, livros de seu interesse, publicações em blogs, assista suas séries favoritas, filmes…mas faça isso tudo em inglês. Deixe o português apenas para o Facetime com os amigos e o diálogo com a família. 
  • Conheça a fundo os BAND DESCRIPTORS para Speaking e Writing. Entender como você será avaliado nessas duas habilidades subjetivas da prova é tão importante quanto conhecer o formato dela e suas estratégias. Saiba exatamente o que é preciso fazer para tirar sua nota almejada, e se o conteúdo desse material for muito técnico para você decifrar, procure ajuda de um professor de inglês para melhor entendê-lo. 
  • Faça aulas com um expert e simulados por conta própria. Direcionamento e feedback são ferramentas extremamente importantes para mensurar sua performance e evolução. Caso seja viável para você, procure ajuda de alguém especializado no IELTS para que seu planejamento seja mais concreto e mensurável. Todos os professores estão dando aulas online, o que será extremamente conveniente para você.

Por último, fique ligado nas datas de retorno do IELTS na sua localidade e procure se inscrever (ou reinscrever) para a prova o mais rapidamente possível, pois acreditamos que as sessões lotarão num piscar de olhos, devido à quantidade de provas que foi cancelada e a necessidade de retomada dos candidatos. E lembre-se: stay safe. ☺ 

Acesse o nosso grupo no Facebook para aprender gratuitamente conosco: https://www.facebook.com/groups/1122532958125685/

Não perca nada!

O melhor conteúdo sobre IELTS gratuitamente

Mais conteúdos Exclusivos

Quer decolar no IELTS?

Entre em nosso Grupo no Facebook