5 passos para quem descobriu que precisa fazer o Ielts.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Se você acabou de descobrir que precisa fazer uma prova de inglês chamada IELTS (International English Language Testing System), é porque você está prestes a embarcar em um projeto de vida. Ninguém faz o IELTS por diversão ou apenas para colocar no currículo profissional. Isso é o que diferencia o IELTS de muitas outras provas de inglês, como as de Cambridge oferecidas em cursos de inglês, por exemplo.

Portanto, se você acabou de descobrir que precisa fazer o IELTS, siga esses 5 passos para dar início ao seu processo de forma segura e não perder tempo:

  1. DESCUBRA QUAL VERSÃO DA PROVA VOCÊ PRECISA FAZER.

O IELTS tem basicamente 3 versões: Academic, General Training e UKVI. O UKVI nada mais é do que a versão filmada do exame, normalmente exigida para obter o visto do Reino Unido.

Como as versões Academic e General são razoavelmente diferentes, você precisa ter a mais absoluta certeza de qual precisa fazer para o seu processo e objetivo final. Se preparar para a prova errada fará com que você perca muito tempo e dinheiro. Pior ainda: fazer a versão errada da prova (como já vimos acontecer), poderá comprometer seu projeto de vida.

  1. DESCUBRA A NOTA QUE VOCÊ PRECISA TIRAR.

Saber a nota que você precisa obter no IELTS é crucial para que você possa traçar um planejamento de estudos e fazer uma estimativa de tempo de preparação. De nada adianta prestar o exame sem ter certeza dessa nota, pois as chances de insucesso são grandes quando você não tem noção de onde está nem do quanto precisa caminhar para chegar lá.

A nota que você precisa obter afetará todo o seu processo de preparação, pois envolverá muitos fatores, como tempo, investimento e o tipo de preparação que você vai fazer.

  1. CONHEÇA O FORMATO DA PROVA

Parece mentira, mas muita gente se aventura a fazer o IELTS sem o mínimo conhecimento do formato do exame, o que é garantia de insucesso.

O IELTS é uma prova complexa, que não depende apenas de competência linguística, mas também de muita técnica e uso de estratégias. Fazer o IELTS sem conhecê-lo, é como prestar o vestibular ou um concurso público sem nenhuma preparação.

  1. PESQUISE ONDE AS PROVAS SÃO APLICADAS E COM QUE FREQUÊNCIA.

O IELTS ainda é feito em poucas capitais no Brasil, e se você não mora em um dos grandes centros ou próximo a eles (São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte), vai precisar se planejar para viajar e se submeter ao exame.

As datas são mais frequentes no Rio e em São Paulo, onde há mais centros aplicadores do exame também. Planeje-se com antecedência e defina onde fará sua prova – mas não se inscreva para ela antes de estar pronto para fazê-la!

  1. PLANEJE SUA PREPARAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA

Muita gente pensa que é melhor deixar pra se preparar para a prova quando estiver perto da data de fazê-la. De forma alguma! Quanto antes você começar a sua preparação, melhor, pois pode ser que você precise melhorar seu inglês para atingir a nota desejada.

Além disso, por melhor que seja seu inglês, você também precisará de tempo para dominar as técnicas e estratégias do exame. Lembre-se: quanto maior a nota que você precisa tirar, maior será o tempo de preparação necessária.

Não perca nada!

O melhor conteúdo sobre IELTS gratuitamente

Mais conteúdos Exclusivos

Quer decolar no IELTS?

Entre em nosso Grupo no Facebook