É possível se preparar sozinho para o IELTS?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Com a quantidade de recursos disponíveis hoje no mercado editorial e online, fato é que a maioria das pessoas que precisam prestar o IELTS optam por se prepararem sozinhas. Porém, antes de você tomar essa decisão, é preciso considerar alguns fatores muito importantes e avaliar se você tem o perfil necessário para encarar esse desafio por conta própria.

Você sabe gerenciar bem seu tempo livre? Se esse não é um dos seus pontos fortes, será uma barreira para o self-study, pois se preparar para o IELTS vai demandar bastante tempo e você precisa saber como distribui-lo e organizá-lo. É muito comum pessoas que embarcam nesse desafio manterem uma rotina de estudos por uma média de 15 dias, e ao começarem a perceber as primeiras dificuldades, irem diminuindo a produtividade. Se você já sabe que não costuma ter muita autonomia para manter um foco e rotina sem que haja nenhum fator externo de cobrança, não perca esse tempo. Como saber se esse é o seu perfil? Se, por exemplo, já começou e parou uma dieta ou atividade física várias vezes, porque não tem ninguém que o supervisione ou cobre resultados. E o que costuma acontecer com pessoas que têm esse perfil? Elas acabam permanecendo numa zona de conforto, e focando os estudos em conteúdos que lhe são mais fáceis, ao invés daqueles que provam ser um maior desafio.

Outro fator importante é saber avaliar bem como está seu inglês atualmente. Você sabe seu nível? Conhece bem quais são suas áreas de deficiência e seus pontos fortes? Se isso não estiver claro pra você, é provável que se sinta perdido na hora de definir o conteúdo que deve estudar em termos de gramática e vocabulário. Muitos candidatos que nos procuram têm como única referência de nível de inglês o último estágio que completaram em algum curso ou o resultado de alguma avaliação online que foi feita. Normalmente, essas referências não são compatíveis com os níveis de notas do IELTS, e não ter isso definido com clareza poderá atrapalhar o seu planejamento. Se você deseja encarar o desafio por conta própria, procure pelo menos ser avaliado por um profissional especializado no IELTS para ter uma projeção realista de onde você está agora em relação a onde precisa chegar, antes de resolver se irá trilhar esse caminho on your own.

Muita gente relata que é mais fácil se preparar para as habilidades de Listening e Reading por conta própria do que Writing e Speaking. Isso é fato, estamos 100% de acordo. Isso porque Listening e Reading são habilidades de reconhecimento linguístico (eu preciso apenas reconhecer o que leio ou ouço), e Writing e Speaking de produção (as palavras e estruturas precisam sair da minha “caixola”). Portanto, uma forma de equilibrar melhor sua preparação é torná-la semi-independente: procure um professor especializado em IELTS para ajudá-lo com as habilidades nas quais você tem maior dificuldade e que requerem mais feedback.

A pergunta do milhão é: dá pra eu me preparar para o IELTS sozinho? E a resposta é: depende. Depende da nota que você almeja, do seu nível de inglês, do quão rápido você precisa obter seu resultado, de sua autonomia e dedicação pessoal. Porém, se você precisa de uma nota acima de 7.0, alcançar esse resultado será um desafio extremamente grande sem nenhuma ajuda profissional e provavelmente serão necessárias algumas tentativas para atingir o resultado almejado. Para muita gente que se prepara sozinha, os resultados se mantêm iguais ou até pioram após sucessivas tentativas.

Nosso veredito final é: estudar sozinho é um barato que pode sair caro. É uma economia em preparação que pode acabar se revertendo em gastos com provas sucessivas sem atingir o resultado almejado – o que só vai aumentar o seu nível de frustração. Passar no IELTS depende de muito mais fatores do que seu nível de inglês, e uma vez que o medo e falta de auto-confiança começam a entrar no cenário, o resultado fica mais e mais difícil de ser atingido.

Não perca nada!

O melhor conteúdo sobre IELTS gratuitamente

Mais conteúdos Exclusivos

Quer decolar no IELTS?

Entre em nosso Grupo no Facebook