O que é PARAPHRASING e por que essa técnica é tão importante no IELTS?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Se você já começou uma preparação para o IELTS, é provável que tenha ouvido falar no termo “paraphrasing”, ou parafrasear. Parafrasear significa simplesmente pegar o texto original e usar suas próprias escolhas de palavras e estruturas para reescrevê-lo e, ao mesmo tempo, transmitir a mesma mensagem. Ou seja, dizer a mesma coisa de um texto original à sua própria maneira.

Essa técnica é importante tanto na prova do Speaking quanto do Writing, e é um fator que é avaliado e levado em consideração pelos Examinadores ao atribuir uma nota ao candidato, pois é uma das maneiras de avaliar a amplitude do seu vocabulário.

Ao contrário do que muita gente pensa, parafrasear as palavras do Examinador ao responder uma pergunta ou ao escrever a introdução do dos seus textos no Writing não significa, necessariamente, deixá-lo mais curto. Inclusive, um parágrafo parafraseado pode ficar um pouco mais longo do que o original, dependendo das palavras que você escolher.

Mas qual a melhor maneira de aplicar essa técnica no exame? Se for na prova do Speaking, preste bem atenção à pergunta do Examinador e evite respondê-la usando as mesmas palavras. Por exemplo, se o Examinador lhe perguntar:

“What are you planning to do next weekend?”, não responda desta forma:

“Next weekend I’m planning to…”, porque nesse caso você está “roubando” as mesmas palavras usadas originalmente. Opte por algo mais original, como:

“In the upcoming weekend I’m thinking of…”. Nesta paráfrase, “next” foi substituído por “upcoming” e “planning to” por “I’m thinking of”.

Quanto à prova do Writing, primeiramente entenda profundamente o enunciado do Task 1 e Task 2. Releia umas três vezes. Tente deduzir o significado de qualquer termo que não lhe seja familiar. Sublinhe algumas palavras-chave e pense em sinônimos para elas, de modo que possa substituir esses termos na sua introdução.

Outra forma de parafrasear, além de usar sinônimos ou termos similares, é mudar a ordem do que foi dito. Por exemplo, suponhamos que o enunciado de um Task 2 seja:

“Many people believe that social networking sites have had a huge negative impact on society.”

Você pode parafraseá-lo da seguinte maneira:

“One of the advents of technology that has been a tremendous downside to how people relate to each other is social media, according to many individuals.”

Agora vejamos um exemplo de um Task 1 Academic:

“The graph illustrates the amount of money that an environmental charity located in the USA spent and received in one year, 2016.”

O paraphrasing pode ser da seguinte maneira:

“The pie chart show the amount of revenue and expenditures in the year of 2016 for an American charity for environmental protection.”

A técnica de paraphrasing é algo que requer prática e que você vai aperfeiçoando com o tempo.  Não se preocupe se você não conseguir na primeira tentativa ou se não ficar satisfatório nas primeiras vezes. Você logo verá que quanto mais praticar, mais rápida e automática a técnica ficará pra você.

Acesse o nosso grupo no Facebook para aprender gratuitamente conosco: https://www.facebook.com/groups/1122532958125685/

Não perca nada!

O melhor conteúdo sobre IELTS gratuitamente

Mais conteúdos Exclusivos

Quer decolar no IELTS?

Entre em nosso Grupo no Facebook